Nesta quarta-feira (11), completam-se 23 anos do atentado de 11 de setembro de 2001, o ataque às Torre Gêmeas, em Nova York, nos Estados Unidos, coordenado pela Al-Qaeda. O atentado impactou o mundo, deixando cerca de três mil mortes – clique aqui. Veja o que também era notícia no Jornal A Cidade, na mesma data.
Além das manchetes sobre o atentado aos Estados Unidos, o Jornal A Cidade informava a população sobre os detalhes da autópsia do prefeito de Campinas, Antônio Costa dos Santos (PT), o Toninho, morto aos 49 anos.
O prefeito dirigia seu carro na saída de um shopping da cidade, quando foi atingido por um tiro que perfurou o braço esquerdo e acertou o coração. Na época, alguns suspeitos foram detidos, porém o caso foi arquivado em 2022 e o autor do assassinato não foi identificado.
Grupo de investigação
Ainda no jornal, era possível ver denúncias sobre acontecidos na região. Na época, a Secretaria da Segurança Pública havia criado algumas Delegacias Anti Sequestros. Porém, em Ribeirão Preto foi criado apenas um Grupo Anti Sequestro.
Paralelo à notícia, na mesma época, um médico foi sequestrado a caminho de um clube da cidade, para buscar seu filho. A vítima foi encontrada em um cativeiro próximo ao Anel Viário e todos os criminosos foram presos em flagrantes. Os sequestradores disseram que pretendiam passar mais tempo com o médico.
Na Vila Tibério, funcionava o primeiro CID (Centro de Inclusão Digital) da cidade. Que visava aulas gratuitas de informática para todos, desde crianças até idosos.
Lazer e Cultura
A cidade se preparava para receber a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e comemorava a inauguração do “Salão de Idéias”, que segue até hoje em cada edição da Feira. O Salão consiste em encontros, pensados para todos os públicos e geralmente conta com a participação de autor, jornalista ou cantor.
No ano de 2001, a Feira receberia os jornalistas Claudiney Ferreira e Jorge Vasconcellos, criadores do programa de rádio Certas Palavras e também nomes da literatura nacional como Lygia Fagundes Telles e Ignácio de Loyola Brandão.
Também era antecipada a divulgação do show do cantor sertanejo João Bosco, no Theatro Pedro II, com os sucessos do CD “Na Esquina”. Os valores de ingressos variavam entre R$50 a R$20.
SAIBA MAIS
Santa Casa de Ribeirão abre processo seletivo para residência médica
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Por que Chaves ficou fora do ar por 4 anos?