A Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo (SAP-SP) liberou 1.311 detentos das oito unidades prisionais da região de Ribeirão Preto, na última terça-feira (18).
A chamada “saidinha” é temporária e se encerra na próxima semana segunda-feira (24). O benefício é válido apenas para presos que cumprem o regime semiaberto, conforme a Pasta informou ao ACidade ON.
CLIQUE E SAIBA O QUE É NOTÍCIA EM RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO
A medida, inicialmente prevista para março, havia sido barrada pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça) em função do agravamento da pandemia de covid-19 no Estado.
De acordo com a Lei de Execução Penal, o benefício não deve obedecer uma data específica, ficando restrito a um período que não supere sete dias.
No ranking de “saidinhas”, o CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Jardinópolis aparece na liderança com mais detentos liberados.
Em segundo lugar estão as penitenciárias de Ribeirão Preto.
CONFIRA QUANTIDADE DE DETENTOS BENEFICIADOS PELA SAIDINHA NA REGIÃO:
– CPP de Jardinópolis: 1.010
– Penitenciária feminina, APP (Ala de Progressão Penitenciária) e penitenciária de Ribeirão Preto: 182
– CDP e penitenciárias I e II de Serra Azul: 95
– CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pontal: 24
Covid-19
No retorno aos presídios, os presos serão colocados em quarentena devido aos riscos de contaminação pelo novo coronavírus, segundo a SAP.
“Em função da crise de saúde pública, os custodiados receberam orientações sobre as medidas de enfrentamento da pandemia, especialmente quanto aos cuidados na higienização e no distanciamento”, explicou a nota.