- Publicidade -
CotidianoRibeirão Preto terá uma miniestação para abrigar Locomotiva

Ribeirão Preto terá uma miniestação para abrigar Locomotiva

Prevista para ser entregue no segundo semestre deste ano, Maria Fumaça foi reformada em uma oficina de Campinas; Miniestação vai funcionar no Parque Maurílio Biagi

- Publicidade -

- Publicidade -
Maria Fumaça em oficina de Campinas em 2021 – Foto: Reprodução/EPTV

 

Ribeirão Preto deve ganhar no segundo semestre de 2022, uma miniestação de trem no Parque Maurílio Biagi, na região Central. O local vai abrigar a Maria Fumaça que passou recentemente por uma restauração completa na oficina da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária em Campinas, a 220 quilômetros de Ribeirão. 

Segundo o diretor da Secretaria Municipal de Turismo de Ribeirão Preto, José Venâncio Júnior, a Locomotiva já está pronta, mas só deve ser transferida para a cidade após a construção da miniestação. A Pasta ainda prepara a licitação e aguarda a definição da fonte dos recursos. A obra está orçada em cerca de R$ 450 mil. 

“Por ela ser um bem histórico, nós decidimos colocá-la em um lugar diferenciado e seguro para acesso ao público (..) O Parque Maurílio Biagi tem uma área grande, e vamos fazer um espaço exclusivo para colocar a Locomotiva, para não ter problemas por causa do sol e da chuva e também não ter o risco de vandalismo como teve anteriormente”, disse Venâncio.  

- Publicidade -

Ele ainda explica que o projeto contempla visitas guiadas na miniestação, para que o público compreenda a importância da Locomotiva e também do café para a época. A miniestação deverá ser instalada na parte mais baixa do Parque, ao lado do estacionamento da Câmara Municipal da cidade. A construção do espaço deve durar cerca de 120 dias.

“Existe uma história por trás da Locomotiva, inclusive o Parque fazia parte da estação de trem que existia na época da produção cafeeira, era uma parte da estação ferroviária de Ribeirão (..) Fizemos um projeto estilo miniestação de trem para que a Locomotiva fique dentro e que tenha visitações guiadas”, disse.  

Roteiro turístico  

A locomotiva foi reformada na oficina da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária em Campinas (SP), que é especializada neste tipo de trabalho. O custo da reforma foi de cerca de R$ 749 mil, informou a Cultura. 

Antes de ser enviada à oficina para restauração, estava em um processo de deterioração, devido aos inúmeros casos de vandalismo e furtos de peças na praça Francisco Schimidt. A reforma, lembra Venâncio, não apenas devolverá o aspecto original da Maria Fumaça, como também a possibilidade de um dia ela voltar aos trilhos. 

“A nossa ideia é criar uma linha exclusiva para fazer o passeio de trem em um roteiro turístico de Ribeirão. A gente tem previsão de iniciar os estudos [deste projeto] no segundo semestre deste ano, com o apoio do Conselho Municipal do Turismo”, comenta. 

Fabricada em 1912, a Maria Fumaça de origem alemã, serviu para escoar a produção agrícola da região, ao porto de Santos, no início do século passado. Atualmente é considerada patrimônio tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (Conpacc). 

O parque Mauílio Biagi, em Ribeirão Preto (Foto de arquivo: Matheus Urenha / ACidade

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -