O Centro de Valorização à Vida (CVV) está em busca de voluntários em Ribeirão Preto. A entidade trabalha com a prevenção ao suicídio e apoio emocional às pessoas em situação de fragilidade. O atendimento é gratuito, 24 horas por dia em todo o Brasil, pelos canais de atendimento do CVV, por meio do telefone 188 ou no site cvv.org.br – via chat, e-mail ou carta.
A voluntária e coordenadora do Posto do CVV em Ribeirão Preto, Shirlene Stefanelli explica que na cidade, existem 45 voluntários. Outros 20 estão se capacitando atualmente para integrar à equipe. Segundo ela, o curso que está sendo feito remotamente – em razão da pandemia – leva aproximadamente três meses.
Após a conclusão, o voluntário precisa estar disponível 4 horas semanais ao trabalho. O horário é escolhido pela própria pessoa. “Hoje no Brasil temos cerca de 4.200 voluntários de 120 postos, atendendo nos 23 estados brasileiros”, afirma Stefanelli.
Demandas
Em 2019, o CVV atendeu em torno de 3 milhões e 160 mil pessoas em todo o pais. Os dados de 2020 estarão disponíveis no mês que vem, na campanha do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. “A gente não para de atender. Se tivéssemos mais voluntários poderíamos atender mais pessoas”, admite Stefanelli.
Segundo ela, quem liga ao CVV não necessariamente fala de suicídio ou tentativa. “A gente atende pessoas que estão na solidão, depressão, com problemas no relacionamento e assuntos recorrentes na pandemia são de desarmonia dentro do lar, pressão psicológica, perda de emprego e dificuldades financeiras”, disse.
Como ser voluntário?
– Ter mais de 18 anos
– Participar de curso gratuito (clique aqui e saiba mais)
– Doar 4 horas semanais