Um grupo de alunos do oitavo ano de escolas públicas de Ribeirão Preto e Serrana serão selecionados nesta semana para participar de um intercâmbio cultural de dez dias, em Portugal. A viagem que acontece em novembro faz parte da sexta edição do projeto “Era Uma Vez… Brasil” que é promovido pela Origem Produções com o apoio de empresas e de leis de incentivo à cultura.
Nesta terça-feira (30) serão relevados os nomes de dois estudantes de Serrana em um evento, às 19h30, na Fundação Cultural de Serrana. Já os 14 alunos de Ribeirão serão conhecidos nesta quinta-feira (1º), às 19h, no Cineclube Cauim. Além dos alunos, também serão escolhidos dois professores, um de cada cidade, para acompanhar o grupo.
Além de Ribeirão Preto e Serrana, mais seis cidades brasileiras participam da sexta edição do projeto, sendo em São Paulo, Lençóis Paulista e Macatuba; Na Bahia, de Salvador, Mata de São João e Jacobina; e Belo Jardim, em Pernambuco. Em todo o país, foram mais de 2.700 alunos inscritos, sendo 200 de Serrana e 400 de Ribeirão Preto.
VEJA TAMBÉM
Iron Maiden deve chegar a Ribeirão em jato de 300 mi; show é nesta terça
Família de vítima de acidente em Ribeirão pede doação de sangue
Lançamentos
Além do anúncio dos viajantes, o projeto também fará o lançamento do livro de histórias em quadrinhos (HQs) “O Outro lado da História” e de quatro filmes curtas-metragens. Os filmes foram desenvolvidos em equipe pelos jovens – do roteiro à filmagem, contando com auxílio de uma equipe especializada apenas para a edição.
Intercâmbio
Serão dez dias em Portugal vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. A viagem contará com visitas a pontos históricos, além de escolas e universidades de Lisboa e regiões próximas. Os estudantes brasileiros irão ainda apresentar os produtos produzidos por eles durante as etapas do projeto: 25 curtas-metragens e o livro de histórias em quadrinhos (HQs) “O Outro lado da História”.