- Publicidade -
CotidianoHá 30 anos: Tempestade provocou mortes e destruição em Ribeirão Preto

Há 30 anos: Tempestade provocou mortes e destruição em Ribeirão Preto

Tempestade atingiu Ribeirão Preto e provocou três mortes no dia 14 de maio de 1994; Ipiranga, Vila Virgínia e Vila Tibério foram os bairros mais afetados

- Publicidade -

Há 30 anos, um vendável e um temporal de granizo atingiram Ribeirão Preto, provocando mortes e um rastro de destruição na cidade. A tempestade do dia 14 de maio de 1994, um sábado, foi capa do Jornal A Cidade na segunda-feira seguinte.

Os ventos atingiram 100 km/h e, de acordo com o relato na época, duraram apenas 15 minutos. “Mas foi o tempo suficiente para causar muita destruição em diversos bairros, além de três mortes, causando muita aflição e desespero nos habitantes”, relatou A Cidade.

- Publicidade -

De acordo com os meteorologistas, o vendaval foi causado por uma inversão térmica, quando houve o encontro de uma massa de ar quente, com uma massa de ar fria.

Houve destruição nas avenidas Presidente Vargas, Independência, Nove de Julho e do Café. Casas, lojas, oficinas e postos de gasolina foram destruídas. Diversos bairros ficaram sem energia elétrica, já que houve diversas quedas de árvores.

Na ocasião, a Prefeitura de Ribeirão Preto e a Defesa Civil instalaram um posto na Cava do Bosque para atender os desabrigados.

Cenário de guerra

A Cidade relata que no dia seguinte ao temporal, várias ruas de Ribeirão Preto se assemelhavam aos cenários de filme de guerra, com árvores e postes sobre carros e casas, telhas de alumínio pendurados em fios de alta tensão.

As vítimas foram uma idosa, na Vila Virgínia, e uma mulher e o filho, no Ipiranga. De acordo com o jornal da época, as três mortes foram causadas por desabamentos.

- Publicidade -

As vítimas foram Conceição Paiva, de 87 anos, e Luzia Censi da Silva, de 32 anos, e o filho Alex Jesus Silva, de 11 anos.

Bairros mais atingidos

Segundo A Cidade, todos os bairros de Ribeirão Preto foram atingidos, mas os estragos foram maiores no Ipiranga, na Vila Virgínia e na Vila Tibério. Por conta da força da tempestade, parte da plataforma da rodoviária desabou, assim como, a estrutura metálica do ginásio da Mogiana.

Na rua Joaquim Nabuco, um muro desabou sobre dois carros. No Alto do Ipiranga, a torre de duas rádios, com 120 metros de altura, também caiu.

SAIBA MAIS
Novas ruas de Ribeirão Preto terão sentido alterado; Veja os locais afetados

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
O que causou o tremor de terra em Caxias do Sul?

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -