As consultas médicas nas unidades de saúde de Ribeirão Preto têm lista de espera de até 16 meses em algumas especialidades. Os atendimentos que estavam suspensos durante a pandemia retornaram neste mês na cidade.
A auxiliar de limpeza Maria Helena Gomes sofre de enfisema pulmonar. A última consulta com o especialista foi em agosto de 2019, Desde então está sem atendimento. “Tenho alta de ar, começa a me dar tosse a noite, tenho dificuldade para dormir”, disse.
VEJA TAMBÉM – Aulas 100% presenciais seguem sem data em Ribeirão Preto
As filas para consultas médicas nas unidades de saúde do município são históricas e se agravaram na pandemia. As especialidades com mais demora são dermatologia e neurogeriatria, cuja fila de espera está em 16 meses.
Já nas especialistas de oftalmologia para tratar glaucoma, são 15 meses e hematologia (doenças de sangue) até 12 meses e outras especialidades de 1 a 3 meses.
No caso das cirurgias, a situação é ainda mais grave, pois a espera pode chegar a 7 meses, principalmente nas operações vasculares, ginecológicas e do coração.
A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto garante que estão previstas ações como a realização de mutirões para diminuir a lista de espera.
“Estamos nos organizado com hospitais prestadores de serviço e a tendência é diminuir com a retomada dos atendimento, principalmente essas especialistas, parte de ginecologia, de ortopedia e vascular que são as que estão trazendo um pouco mais de desconforto”, disse o secretário de Saúde José Carlos de Moura. (Com EPTV)