A chopeira Pinguim, localizada no Calçadão, uma das mais famosas e tradicionais de Ribeirão Preto, foi alvo de uma fiscalização do Procon-RP, nesta quarta-feira (28). Segundo o órgão de defesa do consumidor, a equipe foi até o local após consumidores enviarem um vídeo que viralizou na internet. Na imagem, pessoas que estavam consumindo na choperia testemunharam a entrega de barris de uma marca de chope que não consta no cardápio.
Ainda de acordo com o Procon-RP, a indignação dos consumidores se deu porque a choperia Pinguim, é popularmente conhecido por servir, desde sua inauguração, o chope da marca Antarctica. “Todas as publicidades verificadas no local induzem o consumidor a acreditar que todo o chope vendido no local é Antarctica. O mesmo ocorre nas redes sociais”, diz o Procon-RP.
“Porém, conforme verificado, realmente foi adquirido o chope escuro Ecobier, consoante notas fiscais apresentadas, não sendo apresentado qualquer tipo de informação ao consumidor de que o chope escuro e o chope escuro adicionado ao claro não eram da marca Antárctica”, informou o Procon em suas redes sociais.
VEJA TAMBÉM
Prévia do Censo aponta ‘recuo’ da população de Ribeirão Preto
Carro atinge motocicleta e deixa dois feridos em Ribeirão; Veja o vídeo
Outras irregularidades
O Procon-RP disse ainda que foram constatadas outras irregularidades, como a exposição à venda de diversos produtos sem preço para pagamento à vista, tais como: porta-latas, ursos de pelúcia, porta-garrafas térmico, porta-isqueiro, bonés, quadros decorativos, pinguins de pelúcia e souvenir em porcelana (pinguim).
O órgão conclui afirmando que serão feitos os trâmites legais cabíveis e que a empresa terá o prazo de 10 dias úteis para apresentar a sua defesa. Procurado, o chefe do Procon de Ribeirão Preto, Francisco Mango Neto, confirmou que a choperia Pinguim foi notificada, mas que não houve, até o presente momento, a aplicação de multa.
Outro lado
A reportagem do acidade on questionou a choperia, ainda na terça-feira (27), sobre o vídeo que viralizou com a imagem dos barris de chope Ecobier sendo entregues no Pinguim unidade Centro. Nesta quarta-feira (28), após a fiscalização do Procon, a reportagem voltou a procurar o Pinguim.
Nos dois dias, uma funcionária atendeu as ligações da reportagem e disse que um responsável retornaria com uma posição oficial da empresa. No entanto, até o momento, essa posição oficial não foi repassada. Se a choperia se posicionar, o conteúdo será atualizado.