O Departamento de Vigilância em Saúde de Ribeirão Preto realizou neste sábado (6), um arrastão para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e outras doenças como zika e chikungunya. Foram encontrados 133 focos e recolhidos 7,5 toneladas de material inservível que acumulam água, além de 250 pneus.
“Como as chuvas são mais frequentes e intensas nesse período, realizamos arrastões de forma frequente para eliminar possíveis criadouros do mosquito e, dessa maneira, diminuir a propagação da dengue”, informou a chefe da Divisão, Luzia Marcia Romanholi
Na ação, foram visitados quatro mil imóveis nos bairros Vila Albertina, Jardim Presidente Dutra e Jardim Rubens Cione, localizados na zona Norte. Cerca de 20 veículos foram utilizados na ação que contou com mais de 120 profissionais, entre agentes de combate a endemias, motoristas, supervisores e ajudantes foram mobilizados no arrastão.
“Continuamos pedimos para que a população remova todo material inservível que acumule água de locais abertos, para que não sejam focos do Aedes. A dengue pode ser evitada com a colaboração de todos”, orientou Luzia Marcia.
Em 2020, Ribeirão Preto viveu uma das maiores epidemias de dengue da sua história com 17,6 mil casos e 10 mortes.