A onda de roubos que atinge a região Leste de Ribeirão Preto, tem assustado moradores, comerciantes e estudantes. Um levantamento feito pela reportagem da EPTV, com base em dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), mapeia os locais onde ocorreram assaltos nas últimas semanas, cujos bairros são Jardim Paulista, Iguatemi, Castelo Branco, Lagoinha e Ribeirânia – veja o mapa abaixo.
Os assaltos têm sido em plena de luz do dia, como que ocorreu com a vítima Isabella Souza Fiorante, na rua Arnaldo Vitaliano, no Jardim Iguatemi. Ela estava a caminho do trabalho, quando dois suspeitos chegaram em uma moto, por volta das 7h. “Estava eu e mais um menino, bateram na cabeça dele com arma, comigo não fizeram nada, mas levaram meu celular (…) O sentimento é de impotência, um medo imenso”, desabafa.
Outra vítima, uma estudante que prefere não ser identificada, foi roubada perto da universidade onde estuda, na avenida Costábile Romano, na Ribeirânia, uma via movimentada e com câmeras de segurança. “Eu estava ali do lado da Costabile, em uma ‘ruazinha’, parou um carro, desceu um cara e me assaltou. Ele me deu um soco no rosto, pegou meu celular e foi embora”, disse.
Desde que foi assaltada, o medo passou a fazer parte da sua rotina. Além dela, outros colegas reclamam da segurança na região. “Uma menina da minha sala também foi assaltada, tem áudios de outras pessoas no grupo e é sempre a mesma história, eles abordam as vítimas, pegam celular ou alguma coisa de valor, montam no moto ou no carro e vão embora”, conta.
Outro lado
Em nota ao jornal da EPTV, a Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto), citada na reportagem, diz que mantém um vigilante para fazer rondas de moto e que o profissional aciona a Policia Militar (PM) sempre que identifica homens suspeitos. (Com EPTV)