O aumento de casos de covid-19 em Ribeirão Preto deixaram, neste sábado, 22 de maio, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na zona Oeste, no Sumarezinho, sem clínicos gerais para o atendimento de adultos.
Ao longo do dia, pacientes procuraram o ACidade ON para informar que todos adultos que buscaram atendimento na UPA Oeste, ao longo do sábado, foram orientados a irem para a UPA Norte.
Já no início da noite do sábado, em nota, a prefeitura confirmou a informação e disse que precisou fazer adequações “devido ao aumente excessivo de pacientes de covid-19 nas unidades de pronto atendimento”.
“Foi necessário, neste sábado, em busca de espaço e para otimizar a organização assistencial, manter a UPA Norte como referência aos atendimentos adultos e a UPA Oeste em atendimento pediátrico”, informou a Secretaria Municipal da Saúde, através de nota.
Ribeirão Preto tem hoje cinco unidades de pronto-atendimento para casos de urgência e emergência. Duas – UBDS Central e UPA da Treze de Maio – foram transformadas em Polo Covid.
Assim, para atendimentos de casos que não envolvem o novo coronavírus, a população tem como opção a UBDS da Vila Virgínia, a UPA Norte e a UPA Oeste.