A blitz da Lei Seca autuou 48 motoristas na região de Ribeirão Preto durante a Semana Nacional de Trânsito, que aconteceu entre os dias 18 a 25 de setembro.
Conforme o Detran-SP, 42 condutores se recusaram a realizar o teste do bafômetro e seis foram flagrados dirigindo sob a influência de álcool. No total, foram abordados 1.169 veículos. Confira:
- Em São João da Boa Vista, a Operação Direção Segura Integrada (ODSI) aconteceu no dia 20, na Praça Governador Armando Sales. De acordo com o órgão, 527 veículos foram fiscalizados, sendo que 14 condutores se recusaram o teste de bafômetro e seis foram autuados por direção sob influência de álcool.
- Já em Ribeirão Preto, a ODSI foi realizada na avenida Jerônimo Gonçalves, na última quarta-feira (25). O Detran informou que 642 veículos foram fiscalizados e 28 recusaram o teste do bafômetro.
Multa gravíssima
Vale ressaltar que, o motorista que se recusar a realizar o teste do bafômetro ou for flagrado dirigindo sob efeito de álcool – quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido – é autuado por infração gravíssima, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação.
O Detran lembra que, “se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.”
Já nos casos de embriaguez ao volante – quando o motorista apresenta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro – há configuração de crime de trânsito.
Se condenado, além da multa e suspensão da CNH, o motorista cumpre de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca.
SAIBA MAIS
Saerp alerta para falta d’água em Ribeirão Preto; Veja onde
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Vai ter frente fria em outubro no Brasil?