A equipe de Fiscalização Geral da Prefeitura de Ribeirão Preto fechou, entre sexta-feira (12) e a madrugada deste sábado (13), três bares na cidade por desrespeito aos decretos municipais de quarentena.
Em um intervalo inferior a 24 horas, a blitz também interrompeu duas festas clandestinas no município. Atualmente, Ribeirão segue normas da fase laranja do Plano SP, o que impede a realização de eventos com público.
CLIQUE E SAIBA O QUE É NOTÍCIA EM RIBEIRÃO PRETO
As diligências também contaram com o apoio de agentes da PM (Polícia Militar), do MP (Ministério Público), da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e da Vigilância Sanitária Estadual.
Ocorrências
Ao todo, foram vistoriados sete imóveis em Ribeirão Preto. Nenhum local, contudo, teve o nome divulgado. O Executivo disse que dois estabelecimentos foram alvos de denúncias, mas já estavam fechados no momento da visita.
Além disso, dois bares acabaram tendo que abaixar as portas por excederem o horário de funcionamento permitido (máximo de 8 horas por dia).
A ação também fechou um bar na rua João Penteado, no Jardim Sumaré, na zona Sul, onde havia aglomeração de clientes em meio à madrugada, segundo a prefeitura. Ainda de acordo com as informações, a maioria das pessoas não fazia o uso de máscara durante um show ao vivo.
Por desrespeitos às medidas de combate à covid-19, o proprietário e um gerente do local foram levados à delegacia. Eles responderão por crime contra a saúde pública, que prevê detenção de um a 12 meses, e também por dano moral coletivo, com multa que varia entre R$ 100 mil e R$ 200 mil.
Denúncias
Como tentativa de barrar festas clandestinas no Carnaval, uma força-tarefa foi criada em Ribeirão Preto. Denúncias relacionadas a aglomerações e outras ações de desrespeito ao Plano SP podem ser informadas à PM, no telefone 190, ou à GCM, que atende pelo 153. (Com EPTV)