A primeira-dama Michelle Bolsonaro homenageou, nesta sexta-feira (3), o soldado do Corpo de Bombeiros Walker Sousa, que é morador de Franca e atua em Ribeirão Preto. Em julho, Walker foi chamado pelos colegas para auxiliar uma mulher surda em trabalho de parto.
LEIA MAIS – Bombeiro de Ribeirão auxilia parto de gestante surda por videochamada
A homenagem aconteceu durante a entrega do 1º Prêmio de Acessibilidade, em Brasília, que contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro (PL). Nesta sexta-feira é comemorado o Dia Internacional dos Direitos das Pessoas com Defiência.
Durante o discurso, Michelle lembrou de situações em que o conhecimento em Libras do bombeiro ajudou no atendimento de pessoas com deficiência auditiva. “Espero que essa atitude sirva de inspiração para outros agentes públicos”, afirmou a primeira-dama.
Em contato com a reportagem, Walker disse que estuda Libras há três anos e contou que na última semana, enquanto estava de folga, recebeu uma videochamada de bombeiros em atividade, para que ele pudesse auxiliar no atendimento de uma vítima de acidente que é deficiente auditiva.
Em julho, Walker auxiliou no parto de uma mulher surda. O vídeo foi publicado nas redes sociais pelo 9º Grupamento de Bombeiros de Ribeirão Preto e mostra o bombeiro orientando a mulher em relação aos procedimentos médicos no momento em que ela estava tendo o bebê.
Depois do parto, Walker fez uma visita a mulher no hospital e levou alguns presentes da equipe. “Presente pra mim? Fico feliz!”, disse a moça.
Na língua de sinais, o bombeiro pergunta se ela percebe a importância dos médicos e dos enfermeiros aprenderem libras. “Não precisa saber tudo, só precisa saber ajudar um surdo”, disse bombeiro na ocasião.