- Publicidade -
CotidianoBombeiros planejam 'queima controlada' para proteção de mata em Ribeirão

Bombeiros planejam ‘queima controlada’ para proteção de mata em Ribeirão

Procedimento preventivo será realizado entre os dias 21, 22 e 23 de junho, na região da Mata de Santa Tereza, a maior reserva ecológica de Ribeirão Preto

- Publicidade -

 

Mata Santa Tereza, em Ribeirão Preto – Foto: Reprodução/EPTV

- Publicidade -

O Corpo de bombeiros de Ribeirão Preto, anunciou nesta quarta-feira (15), que realizará entre os dias 21, 22 e 23 de junho, ‘queima controlada’ em vegetação para proteção da Mata Santa Tereza, a maior reserva ecológica de Ribeirão Preto. Os trabalhos vão ser concentrados na Estrada Municipal Eugênio do Val, mais conhecida como Estrada do Zé Goleiro.  

De acordo com a corporação, o procedimento visa o controle e prevenção de incêndios severos, muito comuns nesta época do ano, devido a estiagem prolongada. O trabalho terá a coordenação e execução do Corpo de Bombeiros, sob o Comando do Capitão Jean, com apoio de outros órgãos, diz a nota.  

Prevista no Código Florestal, na ‘queimada controlada’ são criados aceiros, faixas ao longo das cercas, onde a vegetação é completamente eliminada da superfície do solo. O objetivo é evitar a passagem de fogo para a área de mata, caso haja algum incidente.

LEIA MAIS
Agenda Franca debate fazendas urbanas e a produção de alimentos
Tráfico internacional: PF prende suspeitos em operação em Ribeirão e região

Mata Santa Tereza

- Publicidade -

Estabelecida como área de preservação do Estado há mais de 60 anos, a Estação Ecológica de Ribeirão tem 154 hectares e representa uma amostra das condições originais da Mata Atlântica na região.  Em setembro de 2014, 63% da mata foram destruídos em um incêndio de grandes proporções que durou três dias.   

Um levantamento da Fundação Florestal, órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, apontou em 2018 que a mata abrigava 12 espécies de animais em extinção e 287 de plantas, sendo 177 de arbustos e árvores. Antes do incêndio, o local chegou a abrigar 300 espécies inventariadas de animais e plantas. 

Reserva de Jataí  

A Estação Ecológica Jataí, maior reserva de cerrado do estado de São Paulo, localizada em Luís Antônio, a 42 quilômetros de Ribeirão Preto, também foi submetida a ‘queimada controlada’ no mês passado.  

O trabalho faz parte da Operação Corta-Fogo, coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e pela Fundação Florestal. O procedimento foi realizado nos dias 24 e 25 de maio, em área atingida por incêndios, por dois anos consecutivos, na época de estiagem. (Com G1 Ribeirão)

VEJA TAMBÉM – Vídeo: Aloísio Chulapa confirma presença em jogo festivo em Ribeirão

Estação Ecológica Jataí, em Luís Antônio (SP) também passou por queima controlada – Foto: Fundação Florestal

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -