A forte onda de calor que atinge o País na última semana do inverno deve provocar temperatura muito acima do normal para o mês de setembro. Segundo o Climatempo, diversas cidades brasileiras poderão registrar marcas históricas de calor.
De acordo com os meteorologistas, as altas temperaturas são provocadas por um bloqueio atmosférico que vai impedir o avanço de frentes frias nos próximos dias.
“A maior parte do País terá uma longa sequência de dias de Sol forte e calor muito acima do normal para esta época do ano”, informa o Climatempo.
VEJA TAMBÉM
Olímpia, a 130 km de Ribeirão Preto, tem opções de parques e resorts
Ribeirão Preto terá mais uma opção de voo para São Paulo
As regiões mais atingidas com o calor frequente e intenso são o Sudeste, o Centro-Oeste, interior do Nordeste, interior de Santa Catarina, Paraná, Rondônia, Tocantins, centro-sul do Pará e centro-leste do Amazonas.
“No interior do Brasil, o calor extremo deve se estender por toda a segunda quinzena de setembro”, aponta o órgão.
O Climatempo ainda afirma que as cidades do interior de São Paulo podem registrar vários dias com temperaturas próximas dos 40°C.
Aviso do perigo
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também publicou um alerta de perigo para onda de calor que deve durar, pelo menos, até o dia 22 de setembro. As temperaturas podem ficar 5°C acima da média.
LEIA MAIS