- Publicidade -
CotidianoCâmara aprova projeto que autoriza gratuidade dos ônibus no 2º turno em Ribeirão

Câmara aprova projeto que autoriza gratuidade dos ônibus no 2º turno em Ribeirão

Projeto de lei de autoria do vereador Lincoln Fernandes (PDT), recebeu 13 votos favoráveis e dois contra; Texto segue para sanção ou veto da Prefeitura

- Publicidade -
Câmara aprova projeto que autoriza gratuidade dos ônibus no 2º turno em Ribeirão - Foto: Reprodução/redes sociais
Câmara aprova projeto que autoriza gratuidade dos ônibus no 2º turno em Ribeirão – Foto: Reprodução/redes sociais

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou na noite desta terça-feira (25), em sessão ordinária, o projeto de lei (PL) que autoriza a prefeitura a fornecer o transporte coletivo gratuito no segundo turno. A proposta o vereador Lincoln Fernandes (PDT), recebeu 13 votos favoráveis e dois contra – veja como votou cada vereador abaixo.

O PL agora segue para Prefeitura que pode sancionar ou vetar a proposta que concede o benefício aos eleitores, no próximo domingo (30), na cidade. A reportagem do acidade on questionou mais cedo a Prefeitura de Ribeirão se haverá adesão à medida, contudo a Administração Municipal não respondeu a pergunta.

- Publicidade -

Em nota, o município disse que a Transerp ampliará a circulação da frota de ônibus no dia de votação e que os novos horários serão disponibilizados ao longo da semana. Isso porque, a empresa que administra o trânsito em Ribeirão Preto informou que, durante o primeiro turno, realizado no dia 2 de outubro, houve aumento na demanda pelo transporte coletivo na cidade. 

Segundo o projeto de lei aprovado nesta terça-feira (25), pelo Legislativo, as empresas do consórcio PróUrbano, responsável pela gestão do transporte coletivo de Ribeirão Preto, não poderão diminuir trajetos e quantidade de linhas. O texto ainda sugere que a gratuidade seja oferecida durante todo o dia do pleito, não apenas durante os horários de votação. 

Argumentos

O vereador André Rodini (Novo), votou contra alegando que isso causará importante impacto financeiro às empresas. 

“Quem passa essa conta? Essa é a minha primeira pergunta. Quero entender porque disponibilizar ônibus 24 horas durante o dia, se a eleição é das 8h às 17h? A conta é muito alta, ainda se tiver que aumentar a frota, aí fica ainda mais caro essa conta. Entendo que todos têm o direito de votar, mas entendo que essa determinação deveria ser melhor utilizada se os partidos políticos usassem, por exemplo, o Fundo Eleitoral para bancar essa conta”, disse. 

O vereador Lincoln Fernandes (PDT), autor do projeto, rebateu o colega do Legislativo. 

- Publicidade -

‘Quero agradecer a votação da maioria a respeito desse projeto que dá gratuidade ao transporte público. O presidente [da Câmara] Alessandro Maraca, deve encaminhar ao prefeito amanhã [quarta-feira], para que haja tempo hábil de oficialmente a prefeitura ser avisada.Como fui citado pelo vereador Rodini, sobre quem paga a conta.Vereador, talvez a população não reclame de pagar algo que seja produtivo a ela, então quem vai [pagar] é exatamente a população, a mesma que paga o meu salário e pega o seu salário também. Só que para domingo, ela vai pagar a conta de algo produtivo e importante”, afirmou.  

 

 

VEJA TAMBÉM 

Ribeirão Preto terá 7 feriados prolongados em 2023; Veja quais são

Manequim é confundido com corpo e resgate mobiliza bombeiros em Ribeirão

 

 

No Brasil 

 

Nos últimos dias, dezenas de cidades brasileiras anunciaram a adesão ao passe livre no transporte coletivo, para que os eleitores possam votar no segundo turno das eleições. A liberação do ônibus gratuito no dia das eleições foi ratificada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), desde que ocorra de forma voluntária por parte dos municípios e das empresas de ônibus

Na última segunda-feira (24), a Prefeitura de São Paulo liberou o passe livre nos ônibus municipais durante o segundo turno no período entre 6h e 20h. Além disso, a prefeitura da capital informou que disponibilizar 2 mil veículos a mais em circulação. Outras 22 capitais, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florianópolis, Fortaleza, Maceió, Palmas e Porto Alegre também vão liberar as catracas do transporte coletivo.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também aprovou nesta terça-feira(25) uma instrução para garantir que estados e municípios possam oferecer transporte público gratuito aos eleitores. A medida garante que agentes públicos não sofram punições pela Lei de Responsabilidade Fiscal por empregarem dinheiro público para custear a medida. 

 

Votação

André Rodini (Novo) – Não 
Elizeu Rocha (PP) – Não 
Gláucia Berenice (Republicanos) – Sim 
Brando Veiga (Republicanos) – Sim 
Jean Coraucci (PSB) – Sim 
Franco Ferro (PRTB) – Sim 
Bertinho Scandiuzzi (PSDB) – Sim 
Coletivo Judeti Zilli (PT) – Sim 
Lincoln Fernandes (PDT) – Sim 
França  (PSB) – Sim 
Marcos Papa (Podemos) – Sim 
Duda Hidalgo (PT) – Sim 
Matheus Moreno (MDB) – Sim 
Maurício Abranches (PSDB) – Sim 
Paulo Modas (União) – Sim

Não votaram 
Alessandro Macara (MDB) 
Igor Oliveira (MDB) 
Isaac Antunes (PL) 
Maurício Gasparini (União) 
Ramon Faustino (PSOL) 
Renato Zucoloto (PP) 
Zerbinato (PSB) 

Projeto que trata da gratuidade dos ônibus no 2º turno teve 13 votos favoráveis e apenas 2 contra - Foto: Reprodução/redes sociais
Projeto que trata da gratuidade dos ônibus no 2º turno teve 13 votos favoráveis e apenas 2 contra – Foto: Reprodução/redes sociais
- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -