O município de Franca, cidade na região de Ribeirão Preto, recebe neste sábado (21), uma ação da campanha nacional “De Olhos Nos Olhinhos”, criada pelos jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert.
A mobilização acontece no Franca Shopping, até às 20h. O objetivo da campanha é conscientizar e alertar as famílias sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças com até cinco anos.
A patologia ganhou bastante notoriedade após a pequena Lua, filha do casal, foi diagnosticada com a doença aos 11 meses. Eles descobriram o retinoblastoma na criança quando o tumor já estava em grau considerado avançado.
O retinoblastoma pode ser fatal e conhecer os sinais e sintomas é fundamental para salvar as crianças e levá-las ao tratamento o mais rápido possível – saiba mais abaixo.
A campanha deste ano começou no dia 11 de setembro e vai até 12 de outubro com várias ações em todo o país, incluindo farmácias, shoppings e telas OOH.
Campanha em jogos de futebol
Com apoio da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e dos clubes de futebol, a cerimônia de abertura de quatro partidas do Brasileirão Betano da Série A terão espaço para campanha “De Olho nos Olhinhos”.
A ação vai acontecer nos jogos entre Corinthians x Atlético Goianiense e Vitória x Juventude, neste sábado (21) e nas partidas entre São Paulo FC x Sport Club Internacional e Vasco x Palmeiras, no domingo (22).
Na ocasião, o Vasco da Gama, colocará o patch da campanha no uniforme dos jogadores, ao lado do escudo. Na sequência, as camisas serão leiloadas e a renda revertida ao GRAACC, hospital de São Paulo que combate o câncer infantil e onde Lua, faz o tratamento desde 2021.
Na semana passada, o Palmeiras também usou o patch na vitória de 5-0 sobre o Criciúma no Allianz Parque.
Sintomas
Os sintomas mais comuns da doença são a leucocoria ou “olho de gato”, em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo visível em fotos tiradas com flash.
Tremor nos olhos e alteração na posição dos olhos, como o desvio ocular (estrabismo) também são sinais que costumam aparecer. Em todos esses casos, a recomendação dos médicos é que a criança seja levada ao oftalmologista para a realização de exames completos.
A realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como o teste do olhinho, e as consultas oftalmológicas frequentes na primeira infância podem ajudar no diagnóstico da doença precocemente. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.