A cachorra Hope, do canil da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Ribeirão Preto participou nesta quarta-feira (17) de seu segundo treinamento na Academia da Força Aérea (AFA) Brasileira, em Pirassununga, a cerca de 100 quilômetros de Ribeirão.
Acompanhada de sua condutora, a GCM Thais, Hope da raça Pastor Belga Malinois foi submetida a uma atividade de ambientação em deslocamentos aéreos. Ela é especialista em encontrar pessoas desaparecidas, trabalhando no auxílio policial ou em casos de calamidade pública.
VEJA TAMBÉM
Barretos vai ter transmissão ao vivo; Confira a Programação
Teatro de Arena de Ribeirão recebe evento de jazz e blues
Simulações
O treinamento na AFA foi realizado com instruções de embarque e desembarque (com o helicóptero desligado e ligado), posicionamento no decorrer do voo, noções de segurança durante pane e equipamentos de segurança.
Foram simuladas duas ocorrências, a primeira em que a vítima está perdida na mata e bem debilitada fisicamente, a segunda com a vítima presa em escombros. Nas duas simulações, a Hope sobrevoou de um ponto a outro e, assim que o pouso foi realizado, as buscas foram executadas com êxito.
Integrante especial
Segundo coordenador operacional da GCM e do Canil, Mario Luchetti , Hope tem sido preparada para diversas situações de salvamento em apoio em apoio à Defesa Civil do município. Ela chegou ao canil em janeiro deste ano, aos dois anos.
““Esse treinamento é de suma importância. Localizar uma pessoa perdida, necessita de urgência. Por isso, o deslocamento aéreo é mais rápido e ágil, permitindo que a Hope atue com maior tranquilidade”, explicou o agente.
Antes de realizar o treinamento na base da FAB, Lucheti explica que Hope recebeu treinamento específico para se manter calma e embaixo das pernas do condutor durante o voo, já que o ruído do helicóptero pode estressar o animal.