- Publicidade -
CotidianoCasos de apneia aumentaram na pandemia; Veja como diagnosticar

Casos de apneia aumentaram na pandemia; Veja como diagnosticar

Especialista alerta que os diagnósticos cresceram 50% em Ribeirão Preto em 2021; A doença está associada a falta de atividade física, sobrepeso e problemas emocionais

- Publicidade -

 

 

- Publicidade -
Foto ilustrativa: Pixabay

Os médicos estão alertando para o aumento dos casos de apneia durante a  pandemia da covid-19. O distúrbio do sono, faz a pessoa parar de respirar várias vezes durante a noite. A falta de atividade física, sobrepeso e problemas emocionais, são alguns dos fatores responsáveis por essa doença. 

Em Ribeirão Preto, a estimativa é de que os diagnósticos aumentaram em 50% do ano passado para cá, é o que comenta o médico nefrologista Edmundo Raspanti. “Isso está correlacionado ao aumento do peso que a pandemia trouxe para a maioria das pessoas”, explica. 

A agropecuarista, Ana Lucia torres, descobriu recentemente a doença e um dos primeiros sinais foi o cansaço extremo ao longo do dia. “A gente levanta cansada, fica mais pesada, prejudica o joelho e muitas coisas no dia-dia. Não tinha ideia que fazia tanto mal pra gente”, disse. 

 
Sintomas 

- Publicidade -

O médico otorrinolaringologista, Marcio Vera, explica que existem graus diferentes da apneia. “Muitas vezes as pessoas não sabem que tem e acham que simplesmente roncam. Na verdade, isso pode estar fazendo um mal muito grande para o organismo, por causa da falta de oxigenação”, disse.   

Outro sinal da apneia é o aumento da espessura do pescoço. “É uma doença grave que pode levar a morte. A gente não consegue ficar sem dormir muito tempo, então o corpo entra em colapso, porque de fato, a gente precisa do sono profundo para restabelecer o equilíbrio neuroquímico do cérebro”, completa Edmundo. 

 
Tratamento

Apesar da gravidade, a apneia do sono tem tratamento. O otorrino, Marcio Vera, explica que nos casos leves, pode ser usado um aparelho que o dentista faz para avançar a mandíbula durante o dono.  

Outra opção é uma máscara de nariz e boca que garante a oxigenação durante a noite. Por fim, ainda tem a cirurgia para  casos selecionados, contudo, o profissional deverá avaliar a situação de cada paciente de forma individualizada. (Com EPTV)

- Publicidade -
Avatar
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -