Os casos de estupro registrados nas delegacias de Ribeirão Preto, entre janeiro e junho deste ano, apresentaram uma alta de 244,4% em relação ao mesmo período de 2020.
Os dados, que ainda incluem estupro de vulnerável, são relativos a um levantamento atualizado mensalmente pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo). No primeiro semestre de 2021, foram 62 casos ante 18 nos seis primeiros meses de 2020.
O balanço também aponta que, no último semestre, houve um aumento de 166,6% nos estupros cometidos contra pessoas vulneráveis – aquelas consideradas pelo Código Penal como menores de 14 anos, deficientes mentais, doentes ou sem capacidade de consentir com a relação sexual. Entre janeiro e junho de 2020, foram 15 ocorrências deste tipo contra 40 nos seis primeiros meses deste ano.
Quarentena e subnotificação
Mesmo com a disparada dos registros, a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-RP (Ordem dos Advogados do Brasil – Ribeirão Preto), Iara Baggio, afirmou que o número de casos pode ser ainda maior durante a pandemia de covid-19. Em novembro do ano passado, houve uma queda de 63% nas denúncias de estupro na cidade.
“Infelizmente, a estimativa é que os casos ainda estejam subnotificados, o que torna ainda mais difícil saber quais os números reais para podermos comparar. Considerando que a maior parte dos estupros ocorrem dentro da própria casa, o número de denúncias pode ter ficado ainda mais subnotificado por isso”, disse.
“As crianças e adolescentes não iam às suas atividades normais [no início da pandemia], o que tornou mais difícil a descoberta e denúncia. Por outro lado, o número de denúncias vem aumentando nas últimas décadas, uma vez que as mulheres estão mais informadas sobre o que é estupro e também mais encorajadas a denunciar”, completou.
A advogada ainda reforçou que a Comissão tem agido para incentivar as mulheres a denunciarem os casos de estupro. Os conteúdos podem ser acompanhados nas redes sociais.
Como denunciar?
Denúncias relacionadas a casos de estupro podem ser feitas pelos telefones 181 (SSP-SP) e 190 (Polícia Militar). Também é possível registrar um BO (boletim de ocorrência) sem precisar sair de casa, por meio da delegacia virtual, ou acessar o aplicativo SOS Mulher, disponível para Android e iOS.
SERVIÇO
Como denunciar casos de estupro
Telefones: 190 e 181
Aplicativo: SOS Mulher
Site: delegacia virtual