Ribeirão Preto registrou 288 casos positivos de covid entre 1º e 15 de novembro. Em todo mês de outubro, foram 131 testes positivos. Os dados são da Secretaria Municipal da Saúde. No comparativo, a média diária é de 19,2 confirmações em novembro contra 4,2 em outubro. Em setembro, a média diária esteve em 9,6 (288 casos).
O pesquisador Vitor Engrácia Valenti disse que o aumento de casos positivos da doença ocorre em uma época em que não se esperava. De acordo com o especialista, o crescimento pode ter relação com as novas subvariantes da Ômicron, especialmente a CK.2.1.1, já identificada na cidade, mas até então sem registros oficiais no Brasil.
“Apesar de não haver nenhum estudo ainda, é muito possível que a sublinhagem CK.2.1.1 esteja relacionada com esse aumento de casos, pois sabe-se que ela tem uma alta capacidade de transmissão. Igual a BQ.1”, explicou. O pesquisador, contudo, afirmou que a subvariante CK.2.1.1 não têm se mostrado grave.
Saúde de Ribeirão Preto alerta para aumento de casos de covid
No caso de Ribeirão, a pessoa infectada com a CK.2.1.1 é uma mulher entre 40 e 50 anos. Não se sabe se a paciente esteve na Europa onde a subvariante havia sido reportada pela primeira vez.
“É muito difícil que a situação volte a piorar muito como em 2020 e 2021. Isso porque o número de mortes e internações não está subindo de modo tão intenso como o de casos confirmados. Portanto, os dados iniciais sugerem que a CK.2.1.1 pode não ter um aumento na sua gravidade, mas vamos entender melhor a dinâmica desse vírus lá para o meio do mês de dezembro. Outro fato é que muitas pessoas estão vacinadas ”, disse.
No total em 2022, Ribeirão Preto registrou 56.698 casos de covid confirmados até 15 de novembro. O balanço da Secretaria Municipal da Saúde aponta 429 casos em investigação. No ano, 388 morreram em decorrência da doença na cidade.