O Centro de Saúde Mental, instalado no prédio da UBDS (Unidade Básica de Saúde) Central, na avenida Jerônimo Gonçalves, em Ribeirão Preto, inicia os atendimentos nesta segunda-feira (7). O local vai funcionar 24 horas por dia com atendimento às urgências psiquiátricas e acompanhamento psicossocial.
Segundo a Secretaria da Saúde, a unidade disponibilizará, para pacientes psiquiátricos em situação de urgência, 20 leitos de observação, além de atendimento ambulatorial pós-alta com retorno do paciente agendado. Três dos leitos disponíveis são destinados, exclusivamente, para crianças e adolescentes.
Militar de Ribeirão morto em acidente aéreo em Santa Catarina é identificado
Governo de SP autoriza concurso para policiais penais; São 1,1 mil vagas
A ocupação dos leitos dependerá de encaminhamento feitos pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), locais que os pacientes devem continuar procurando para urgências. O corpo clínico será formado por profissionais especializados no tratamento em saúde mental, com equipe composta por médicos psiquiatras,médicos clínicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais
A reportagem do acidade on Ribeirão apurou que a implantação do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) IV, ainda vai necessitar de outras duas etapas. Inclusive, o prédio deve passar por reformas em 2023. A UBDS Central deixou de realizar pronto atendimentos no dia 1º de setembro de 2021.