A qualidade do ar em Ribeirão Preto, na tarde desta quinta-feira (4), é considerada ruim pela Cetesb. De acordo com as medições, que são feitas de hora em hora, o alerta laranja começou ao meio-dia.
Segundo a Cetesb, o problema é a presença de partículas inaláveis no ar (MP10). “Dependendo da distribuição de tamanho, (as partículas) podem ficar retidas na parte superior do sistema respiratório ou penetrar mais profundamente, alcançando os alvéolos pulmonares”, explica a Cetesb.
Ainda de acordo com Cetesb, nessa situação, as pessoas devem reduzir o esforço físico ao ar livre. Pessoas com problemas cardíacos, idosos e crianças devem receber atenção especial.
Morre em Ribeirão Preto a empresária Dona Fia
Vereador de Ribeirão bate a cabeça e sofre convulsões
A Cesteb tem três categorias de qualidade do ar que são aferidas pelas quantidade de partículas poluentes: Boa (0 – 40), Moderada (41 – 80), Ruim (81 – 120), Muito Ruim (121 – 200) e Péssima (mais de 200). Com 85, Ribeirão Preto se encaixa na categoria ruim.
Para a situação melhorar, é preciso chover. E há possibilidade de chuva em Ribeirão Preto. Confira a previsão logo após o quadro abaixo.
Quando pode chover?
Segundo o Climatempo, há uma possibilidade de 90% de chuva para o dia 8 de agosto – segunda-feira que vem. A previsão aponta que pode chover até 8 milímetros à tarde e à noite.
Até lá porém, a região de Ribeirão Preto vai seguir com as temperaturas máximas diárias perto dos 30ºC e com a umidade do ar caindo para a casa dos 20%.