Um avião com 6 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo), utilizado na fabricação da vacina CoronaVac, chegou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na tarde deste sábado (26), vindo da China. O material é o suficiente para produção de 10 milhões de doses do imunizante contra a covid-19.
LEIA MAIS – Prefeitura Ribeirão anuncia novo agendamento para vacinação
A matéria-prima foi enviada pela biofarmacêutica Sinovac, parceira internacional do Instituto Butantan no desenvolvimento da vacina. A previsão é que as doses fabricadas com essa quantidade de insumos sejam distribuídas para a população em julho.
Segundo o Governo de São Paulo, já foram entregues ao PNI (Plano Nacional de Imunização), pelo Butantan, 52,21 milhões de vacinas contra a covid-19, como parte de dois contratos firmados com o ministério da Saúde.
O total de doses dos dois acordos totalizam 100 milhões de doses, com previsão de conclusão para o dia 30 de setembro. O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, já informou que o estado pretende antecipar a entrega de todas as vacinas previstas no contrato para agosto.
A partir de dezembro, o Butantan deverá passar a produzir a matéria-prima da vacina contra a covid-19 em uma nova fábrica em São Paulo. A construção da unidade deve ser concluída em setembro, com capacidade para fabricação local de 100 milhões de doses do imunizante por ano.