A choperia Pinguim, localizada no Calçadão, uma das mais famosas e tradicionais de Ribeirão Preto, quebrou o silêncio e se manifestou após a polêmica envolvendo a comercialização de um chope de outra marca. O caso viralizou nas redes sociais depois que um cliente filmou barris do chopp Ecobier sendo descarregados no local. O Pinguim acabou sendo notificado pelo Procon de Ribeirão Preto.
Em nota de esclarecimento, compartilhada no Instagram oficial [veja abaixo], a empresa disse que a venda do chope de outra marca ocorreu por causa da alta demanda do período de festas, o que levou a indisponibilidade do produto. A choperia Pinguim, é popularmente conhecido por servir, desde sua inauguração, o chope da marca Antarctica.
“O restaurante e choperia Pinguim, a mais tradicional choperia de Ribeirão, há 86 anos em nossa cidade, vem esclarecer um fato pontual ocorrido essa semana: como é de conhecimento dos clientes da casa são oferecidos tipos de chope em nosso cardápio e, devido à grande demanda e ao período de festas houve indisponibilidade de um dos tipos de produto, o que nos levou a adquirir um novo chope escuro para atender momentaneamente aos nossos clientes”, disse a nota.
A empresa ainda afirma que, em momento algum, teve a intenção de confundir ou enganar os clientes. “Somos uma empresa séria e consolidada à qual jamais agiria de má fé com seus clientes. São 86 anos de tradição e respeito a Ribeirão e todo Brasil que vêm aqui para conhecer o nosso famoso Pinguim”, conclui a nota.
VEJA TAMBÉM
Polícia apura morte de homem que teve corpo encontrado na região de Ribeirão
O que se sabe sobre o prêmio da Mega da Virada que saiu na região de Ribeirão
Notificação
Após receber a denúncia dos consumidores, o Procon foi até o local, na última quarta-feira (28), para checar a situação e constatou a irregularidade. “Todas as publicidades verificadas no local induzem o consumidor a acreditar que todo o chope vendido é Antarctica. O mesmo ocorre nas redes sociais”, informou o Procon.
“Porém, conforme verificado, realmente foi adquirido o chope escuro Ecobier, consoante notas fiscais apresentadas, não sendo apresentado qualquer tipo de informação ao consumidor de que o chope escuro e o chope escuro adicionado ao claro não eram da marca Antárctica”, complementou o órgão de defesa do consumidor.
Outras irregularidades
Outras irregularidades foram constatadas pelo Procon-RP, como a exposição à venda de diversos produtos sem preço para pagamento à vista, tais como: porta-latas, ursos de pelúcia, porta garrafas térmico, porta-isqueiro, bonés, quadros decorativos, pinguins de pelúcia e souvenir em porcelana (pinguim). Não havia também o exemplar do CDC (Código de Defesa do Consumidor).
De acordo com o órgão, foram feitos os trâmites legais cabíveis e a empresa tem o prazo de 10 dias úteis, a partir de quarta-feira (28), para apresentar a sua defesa. Procurado na semana passada, o chefe do Procon de Ribeirão Preto, Francisco Mango Neto, confirmou que a choperia Pinguim foi notificada, mas que não houve, até o presente momento, a aplicação de multa.