A secretária da Saúde de Batatais, Bruna Toneti, afirmou que ao menos 1,5 mil moradores da cidade serão testados entre este sábado (29) e domingo (30).
O município, que está sob lockdown até a próxima segunda (31), faz parte do projeto Isolamento Inteligente, criado pelo Instituto Butantan.
CLIQUE E SAIBA O QUE É NOTÍCIA NA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO
O objetivo da iniciativa é mapear a transmissão da covid-19 entre a população local. O estudo também será realizado em Taquaritinga.
“Hoje [sábado, 29 de maio] nós separamos 11 clusters, com sorteio de 484 casas aleatórias, definidas através de um inquérito epidemiológico. Espera-se atender uma média de três moradores por casa. A expectativa é que, nesse sábado e domingo, a gente possa atender pelo menos 1,5 mil munícipes”, explicou a secretária em entrevista ao telejornal EPTV 1.
O projeto não conta com limite de idade para os participantes. A cada 15 dias, um novo sorteio será realizado e novas casas serão selecionadas em cada cluster. O processo se repetirá por três meses.
Na iniciativa, o munícipe poderá conferir o resultado dos exames por meio de um aplicativo para celular.
“Aquele morador que testar positivo vai receber uma notificação, assim como aquele que também possui o aplicativo e teve um contato superior a 15 minutos com essa pessoa infectada”, afirmou Toneti.
Num primeiro exame, ainda de acordo com a secretária, cada munícipe realiza o teste RT-PCR do tipo rápido, colhido através de um cotonete que penetra no nariz.
Em caso de positivação, é submetido a um segundo exame RT-PCR, mas do tipo molecular, que possibilita um resultado mais fidedigno.
Pandemia no município
Segundo boletim epidemiológico mais recente, Batatais soma 5.680 casos de covid-19 desde o início da pandemia. Ao todo, a doença já foi a responsável por 128 mortes na cidade. (Com EPTV)