- Publicidade -
CotidianoCidade da região de Ribeirão vai testar 1,5 mil em dois dias

Cidade da região de Ribeirão vai testar 1,5 mil em dois dias

Sob lockdown, Batatais deu início neste sábado (29), a projeto em parceria com o Instituto Butantan que prevê monitorar o grau de transmissão da covid-19 na cidade

- Publicidade -

Batatais iniciou testagem em massa neste sábado (29) (Foto: Andrielly Ferro / CBN Ribeirão)

A secretária da Saúde de Batatais, Bruna Toneti, afirmou que ao menos 1,5 mil moradores da cidade serão testados entre este sábado (29) e domingo (30).

- Publicidade -

O município, que está sob lockdown até a próxima segunda (31), faz parte do projeto Isolamento Inteligente, criado pelo Instituto Butantan. 
 
CLIQUE E SAIBA O QUE É NOTÍCIA NA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO  

O objetivo da iniciativa é mapear a transmissão da covid-19 entre a população local. O estudo também será realizado em Taquaritinga.

“Hoje [sábado, 29 de maio] nós separamos 11 clusters, com sorteio de 484 casas aleatórias, definidas através de um inquérito epidemiológico. Espera-se atender uma média de três moradores por casa. A expectativa é que, nesse sábado e domingo, a gente possa atender pelo menos 1,5 mil munícipes”, explicou a secretária em entrevista ao telejornal EPTV 1.

O projeto não conta com limite de idade para os participantes. A cada 15 dias, um novo sorteio será realizado e novas casas serão selecionadas em cada cluster. O processo se repetirá por três meses. 

Na iniciativa, o munícipe poderá conferir o resultado dos exames por meio de um aplicativo para celular.  

- Publicidade -

“Aquele morador que testar positivo vai receber uma notificação, assim como aquele que também possui o aplicativo e teve um contato superior a 15 minutos com essa pessoa infectada”, afirmou Toneti.

Num primeiro exame, ainda de acordo com a secretária, cada munícipe realiza o teste RT-PCR do tipo rápido, colhido através de um cotonete que penetra no nariz.    

Em caso de positivação, é submetido a um segundo exame RT-PCR, mas do tipo molecular, que possibilita um resultado mais fidedigno.

Pandemia no município

Segundo boletim epidemiológico mais recente, Batatais soma 5.680 casos de covid-19 desde o início da pandemia. Ao todo, a doença já foi a responsável por 128 mortes na cidade. (Com EPTV)

- Publicidade -
Avatar
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -