A cidade de Morro Agudo, a cerca de 70 quilômetros de Ribeirão Preto, decretou estado de calamidade pública por causa dos incêndios na zona rural.
Nos últimos 7 dias, foram registrados 31 focos de incêndios na cidade. Esse é o maior índice em todo estado de São Paulo
Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que faz o monitoramento das regiões por meio de satélites.
Prejuízos
Segundo o diretor do Sindicato Rural de Morro Agudo, Rodrigo Rosa, dos 130 mil hectares de área cultivada, pelo menos 40 mil vão precisar de recuperação. “O prejuízo é grande porque teremos que adiantar a colheita da cana, que já estava adiantada por causa da geada”, lamenta.
O estado de calamidade pública é válido por 60 dias e pode facilitar a vida de produtores rurais com contratos com bancos e credores. “O sentimento é de pesar, de tristeza, você plantar, adubar e de repente, ver tudo isso perdido, e não só o prejuízo financeiro, mas para o meio ambiente também”, disse a produtora Rural Claudete Bruza. (Com EPTV)