A Prefeitura de Guariba, município a 55 quilômetros de Ribeirão Preto, decidiu suspender as aulas nas creches da cidade após um surto da síndrome mão-pé-boca, doença que provoca bolhas em crianças.
Segundo a prefeitura, 90 alunos já foram diagnosticados com a mão-pé-boca nos últimos dias. As creches da cidade serão fechadas a partir de quarta-feira (23) pelo período de uma semana para evitar novos contágios.
De acordo com a secretaria da Educação de Guariba afirmou que os casos estão controlados e que nem todas as crianças apresentaram sintomas mais graves da doença. Além disso, informou que não houve necessidade de internação de nenhum aluno.
O município ainda informou que vai monitorar os casos já confirmados da doença e que irá realizar a higienização das escolas onde estudam os alunos diagnosticados com a síndrome.
A médica pediatra Gizele Cunha explica que os principais sintomas são febre e manchas ou bolhas nas mãos, nos pés e bocas das crianças, por isso a doença recebe esse nome.
A especialista recomenda que sejam oferecidos alimentos líquidos e leves para o tratamento das crianças acometidas pela mão-pé-boca. Além disso, ela afirma que os médicos podem receitar medicamentos para controle da febre.