Ao menos cinco cidades da região de Ribeirão Preto cancelaram as festividades no Carnaval de 2022, entre elas está Taquaritinga, onde acontece o bloco Batatão, um dos mais tradicionais da região, que não será realizado pelo segundo ano consecutivo.
LEIA MAIS – Cultura de Ribeirão confirma nove blocos no Carnaval 2022
O anúncio foi comunicado pelo prefeito de Taquaritinga, Vanderlei José Mársico (PSDB), após reunião com os chefes do executivo de Guariba, Pradópolis, Dumont e Pitangueiras, nesta quinta-feira (18).
Em entrevista para a rádio CBN Ribeirão, Vanderlei Mársico disse que o assunto já era discutido internamente na prefeitura após o município voltar a registrar casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus (covid-19).
“O carnaval aqui costuma reunir aqui 12 mil pessoas por noite e chega até 20 mil pessoas. Então em respeito ao luto, e não propagar essa doença de novo, decidimos não fazer o carnaval. Outros prefeitos aderiram a essa ideia”, disse o prefeito.
Ele ainda afirma que a medida tem o objetivo de evitar um novo lockdown. “Você vê que na Europa estão pensando em novo lockdown, porque os casos estão aumentando”, declarou Vanderlei.
Sobre eventos particulares em chácaras e clubes, o prefeito afirmou que serão realizadas ações de prevenção. “Vamos tentar ter um controle em cima das edículas, das chácaras, mas o risco é menor”, declarou.
Festa tradicional
Em 2021, o bloco Batatão já foi realizado em Taquaritinga por conta das restrições impostas pela pandemia. O bloco é considerado pela própria prefeitura um dos principais eventos da cidade, segundo publicação em seu site.
Os festejos de carnaval de rua em Taquaritinga começaram ainda nos anos 1950 e movimenta o comércio e o setor de serviços da cidade no período.