- Publicidade -
CotidianoCidades na região de Ribeirão estão entre as menos violentas de SP; Veja a lista

Cidades na região de Ribeirão estão entre as menos violentas de SP; Veja a lista

Instituto Sou da Paz aponta duas cidades da região de Ribeirão Preto entre as mais seguras de SP; Ribeirão Preto é a segunda melhor entre as grandes cidades

- Publicidade -

O Instituto Sou da Paz divulgou nesta segunda-feira (4) o IECV (Índice de Exposição aos Crimes Violentos), que aponta quais são as cidades mais e menos violentas do Estado de São Paulo. A região de Ribeirão Preto conta com duas cidades entre as 10 mais seguras do estado.

O IECV leva em consideração os índices de crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubos, roubos de veículos e roubos de carga). São analisados os números de todos os municípios paulistas com mais de 50 mil habitantes.

- Publicidade -

O número do IECV pode variar entre 0 e 100. Quanto mais próximo de 0, a cidade tem menos exposição aos crimes violentos, ou seja, mais segura. Já quanto mais próximo de 100, o município registra mais crimes do tipo, portanto, menos segura.

Top 10 municípios com menores índices de violência de SP (Imagem: Instituto Sou da Paz)

Região de Ribeirão Preto

De acordo com o estudo, Monte Alto aparece na 9ª posição entre os municípios menor exposição a crimes violentos, com IECV 4,18. Já Pontal, aparece na 10ª posição, com IECV 4,19. São Joaquim da Barra aparecia no top 10 de 2021, com IECV 3,04. Em 2022, o índice subiu para 7,22.

Além disso, o levantamento do Instituto Sou da Paz aponta que Franca está na terceira posição entre os municípios com menor IECV, entre aqueles com população entre 200 mil e 500 mil habitantes, com índice de 5,04.

Já no registro das cidades com mais de 500 mil habitantes – que são nove em todo o estado -, Ribeirão Preto aparece na 8ª colocação (ou seja, a segunda mais segura), com IECV 6,69, abaixo da média (8,61), e superior apenas a São José dos Campos, com IECV 5,46. O índice de Ribeirão Preto melhorou em relação a 2021, quando atingiu IECV 6,94, e ocupava a 7ª posição.

A Capital é a cidade com maior IECV nesta categoria, com índice 11,90, seguida por Santo André, que tem IECV 11,63, e São Bernardo do Campo, com IECV 10,19. Campinas é a quinta colocada no levantamento com índice 9,30.

- Publicidade -

Mais violentas

O levantamento aponta que entre os 10 municípios com os maiores índices de violência do Estado de São Paulo, cinco estão no litoral. Peruíbe é a cidade com a pior nota de todo o estado, com IECV de 19,02.

Em seguida, aparece Caraguatatuba, com IECV de 18,01, e Mongaguá, com IECV de 17,17. Itanhaém, com índice 13,70, e Bertioga, com índice 13,55, são outros municípios do litoral que aparecem entre as 10 mais violentes de São Paulo.

Os organizadores do levantamento apontam que, entre as possibilidades para este índice elevado nas cidades litorâneas seria devido a população flutuante que esses locais recebem em época de alta temporada do turismo.

VEJA TAMBÉM
Veja as cidades que tem o dia 8 de dezembro como feriado

FIQUE ON


Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.


Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.


Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre a Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: (16) 99117 7802.

LEIA MAIS
Receita Federal tira nome fantasia do formulário de MEI; saiba o que muda

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -