ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Tem uma foca nas ruas para ajudar você, motorista

Campanha do Detran aposta no lúdico para chamar a atenção aos acidentes com mortes

| ACidadeON/Ribeirao

Weber Sian / A Cidade
Campanha do Detran nas ruas de Ribeirão Preto; veja mais fotos na galeria (foto: Weber Sian / A Cidade)

 

Quem nunca compartilhou a imagem "Foca no fim de semana", com uma simpática foca contando os minutos para encerrar a jornada de trabalho, que atire o primeiro mouse.

O meme não só viralizou ano passado pelas redes sociais como também se tornou influência direta para a campanha "Foca no Trânsito", promovida pelo Detran durante o "Maio Amarelo" – e que realizou ação em Ribeirão Preto nesta sexta (12), no cruzamento das avenidas Independência e Nove de Julho (leia mais abaixo).

Trânsito de Ribeirão Preto mata mais motociclistas e pedestres

Amarelo de atenção e cuidado redobrado em maio

"O objetivo era utilizar um elemento divertido [a foca] para falar, de forma leve, um assunto tão pesado como os acidentes de trânsito", explica o diretor-presidente do Detran-SP, Maxwell Vieira.

Além disso, a foca brinca com a palavra foco – mais atenção –, um dos motes da campanha. Não à toa: dados levantados pelo projeto Movimento Paulista de Segurança no Trânsito indicam que 94% dos acidentes com morte são causados por falha humana.

Não bastasse tudo isso, as simpáticas focas que ganham as ruas das cidades do Estado chamam a atenção de um público em especial: a criançada. "As crianças adoram, querem tirar foto. Perguntam do que se trata, acabam cobrando os pais depois. Além disso, já começamos a formar o motorista do futuro", completa Maxwell.

Saiba como aumentar a segurança no trânsito

Alegria e orientações

Na manhã desta sexta-feira (12), o homem-foca do Detran foi até o cruzamento das avenidas Independência e Nove de Julho para levar informação ao ribeirão-pretano.

VEJA FOTOS

Foram distribuídos panfletos informativos e também orientações aos motoristas – como uso do cinto de segurança, evitar uso de celular durante o trânsito, entre outras (leia mais abaixo).

"A campanha marca o Maio Amarelo, mês de prevenção de acidentes no trânsito. Mas vamos levar as focas para mais cidades do Interior durante todo o mês e até o fim do ano", explica Maxwell.


SERVIÇO

Saiba mais: www.focanotransito.com.br


NÚMEROS EM RIBEIRÃO PRETO

ACIDENTES COM MORTE
2015
153 MORTES
83 mulheres
70 homens

2016
145 MORTES
82 mulheres
62 homens
1 vítima não identificada

Fonte: Transerp

 

Comentários

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Veja também