Desde o início da pandemia, cinco detentos morreram vítimas da covid-19 em unidades prisionais de Serra Azul e Pontal, na região de Ribeirão Preto.
A informação consta em um balanço obtido pelo ACidade ON junto à Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).
CLIQUE E SAIBA O QUE É NOTÍCIA EM RIBEIRÃO E REGIÃO
Segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (30), quatro óbitos foram registrados na Penitenciária II de Serra Azul e o quinto ocorreu no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pontal.
Ao todo, já são 956 testes positivos para a doença em oito unidades prisionais da região.
Entretanto, nenhum caso se encontra ativo, informou a Pasta.
Até o momento, a Penitenciária I de Serra Azul é a que concentra maior registro de infectados – 329.
Na sequência está a Penitenciária Masculina de Ribeirão Preto, com 236 casos.
Em toda a região, o CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Jardinópolis é a única prisão sem nenhum caso do coronavírus, apontam os dados.
VEJA OS CASOS DE CORONAVÍRUS NO SISTEMA CARCERÁRIO DE RIBEIRÃO E REGIÃO:
Prevenção
A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) afirmou que está seguindo todas as determinações sanitárias contra a covid-19 do Comitê Científico Estadual
A Pasta ainda disse que suspendeu as atividades coletivas, intensificou a limpeza das áreas e restringiu acesso às unidades, monitorando pessoas que estão no grupo de risco.
“Nos casos suspeitos entre os presos, o paciente é isolado e a Vigilância Epidemiológica local é contatada. Os servidores em contato com o paciente devem usar mecanismos de proteção padrão, como máscaras e luvas descartáveis. Se confirmado o diagnóstico, além de continuar seguindo os procedimentos indicados, o preso será mantido em isolamento na enfermaria durante todo o período de tratamento”, explicou SAP.