Ribeirão Preto entrou em estado de alerta devido à queda da umidade relativa do ar. De acordo com a Somar Meteorologia, o índice, na tarde desta quarta-feira, 5 de maio, foi de 20%. O ideal para a nossa saúde é entre 50% e 60%, reforça a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Nesta quinta-feira, 6 de maio, o cenário deve se repetir. Para os próximos dias, não há previsão de chuva para a região. Uma massa de ar quente, predominante no interior de São Paulo, impede a chegada de novas frentes frias que podem trazer chuva.
O monitoramento da Somar indica que tem uma massa de ar fria se deslocando do sul para o sudeste brasileiro, mas as chuvas devem se concentrar só no litoral paulista. Apesar da distância, essa condição pode melhorar a umidade relativa do ar em Ribeirão.
Previsão do tempo
Segundo a Somar Meteorologia, os termômetros em Ribeirão devem marcar nesta sexta-feira, 7 de maio, máxima de 32 e mínima de 15.
No sábado, a temperatura fica entre 31 e 16 e no domingo varia de 31 e 17 graus. A previsão é de céu limpo e pouco vento.
Risco de queimadas
A falta de chuva, comum nesta época do ano, aumenta o risco de incêndios em matas da região. Para evitar tragédias, o ambientalista Manoel Eduardo Tavares disse que é preciso investir mais na conscientização da população.
“É preciso investir em brigadas de incêndio e equipar melhor os bombeiros já que vimos a dificuldade que é controlar todas as chamas”, disse.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ribeirão, alega, em nota, que tem atuado na prevenção de novos incêndios, com a limpeza e a roçada de áreas públicas.