Por Márcio Spimpolo
Com o aumento dos golpes e crimes por bandidos travestidos de entregadores de encomendas e de comida nos condomínios, algumas construtoras têm pensado, também, em projetos que privilegiam espaços seguros onde podem ser entregues e armazenados os diversos produtos que chegam aos condomínios diariamente.
Além dos citados problemas, podemos acrescentar que grande parte da população condominial faz quase todo o tipo de compra pela internet, incluindo supermercado, e recebe em casa. Isso, certamente, além de mais espaço, implica em muita logística.
Para equacionar o grande problema das portarias pequenas, muitas construtoras já estão projetando e entregando os seus empreendimentos, com os chamados ‘armários inteligentes’. Como o próprio nome diz, não se trata de armários comuns, mas, sim, de lockers que são dotados de tecnologia que oferecem maior segurança aos moradores no recebimento de suas encomendas.
Esses armários possuem funcionalidades como fechadura digital e interface que permite que a porta se abra automaticamente ao digitar uma senha, colocar a biometria ou escanear um QR code.
Após instalado e em funcionamento, quando uma encomenda chega até o condomínio, o funcionário – geralmente o porteiro ou zelador – registra a entrega em aplicativos específicos e deposita o volume em um dos armários inteligentes disponíveis.
Em outros casos mais avançados, em que a estrutura do condomínio permite, nem há mais necessidade de intervenção do porteiro/zelador. Basta o entregador ter um acesso específico e seguro aos armários, selecionar o bloco e o apartamento e depositar a encomenda no armário. No mesmo instante o morador recebe um sms com a senha de acesso para fazer a retirada da encomenda.
Todo síndico sabe que portarias e recepções costumam acumular muitas encomendas, tendo em vista o grande volume diário, muitas vezes tendo que deixar no chão da portaria ou em outro local, trazendo insegurança aos moradores. Essa solução visa a eliminar todos esses problemas e ainda evitar que haja contato entre o entregador e o porteiro e entre o porteiro e o morador.
O que é preciso para um síndico adaptar esse tipo de solução no seu condomínio?
Primeiro, certamente, aprovar em assembleia o projeto e o custo dele. De estrutura física, a maioria exige ponto de tomada, rede wifi de qualidade, local protegido do sol e da chuva, além de câmera para o monitoramento.
Alguns síndicos, quando há espaço para isso, tem levado para assembleia, também, um projeto de aumento da área física da portaria – com aprovação do quórum legal, e até ocupado áreas subutilizadas do condomínio.
Por tudo isso e em razão da vulnerabilidade de muitos condomínios diante de entregadores de aplicativos e mesmo de empresas tradicionais como os correios, os condomínios precisam se reinventar a todo o momento.
E você? O que acha dessa ideia para o seu condomínio?