Aguarde...

Colunistas

Luiz Puntel: Lei de Gérson

Agora, se dermos um rolê pelos sites de notícias, veremos que dar carteirada é muito comum, por mais que reprovemos o ato

| ACidadeON/Ribeirao

 

Professor e escritor Luiz Puntel

O desembargador deu uma "carteirada" no GCM e foi flagrado no vídeo. A cena capeou mais um capítulo da série da Netflix da vida, a famosa "vergonha alheia", e todos nos indignamos com o cidadão. Cidadão não, "de-sem-bar-ga-dor", como ele mesmo escandiu as sílabas do seu importante cargo ao "analfabeto" do GCM.  

Agora, se dermos um rolê pelos sites de notícias, veremos que "dar carteirada" é muito comum, por mais que reprovemos o ato. Ou não é "carteirada" uma "otoridade" que contrata assessores e impõe a eles rachar o salário na cara dura? Ou não é "carteirada" uma "otoridade" suprema ajeitar um cargo para a filha na maior pedição de votos para seus pares? A moça, empossada, não sabia se votava com a relatora, se pedia vistas ou fazia vistas grossas, dando um deslaike no primeiro processo que teve em mãos. 

Agora, se formos radicais na pesquisa de news, a primeira carteirada foi a do escrivão Caminha em sua carta a el-rey. Leiam o que saiu no Brasil Urgente de 1500. Imaginem o Datena narrando a cena: 

"Esse vagabundo desse safado do Caminha pediu ao rei d. Manoel para quebrar o galho e mandar vir da ilha de São Tomé um tal de Jorge de Osório, que diz que é genro dele. É o fim da picada!" 

Agora, querem uma carteirada paradisíaca? Está em Gênesis, capítulo 2, versículos 11 a 13. Deus perguntou por onde Adão andava, já que ele havia se escondido. Adão disse que estava com vergonha, uma vez que estava nu. Deus perguntou como é que ele sabia? Por acaso ele tinha comido da árvore proibida? O que fez Adão? Bateu no peito e assumiu a bronca? Nananina! Na maior "carteirada", jogou a culpa em Eva. Esta, por sua vez, também resolveu tirar o corpo fora, jogando a culpa na serpente, coitada, que até hoje arrasta humilhação eterna na poeira da Existência. 

----------------------------------------------------
Puntel, vendo uma foto antiga, de quando fumava Vila Rica. Lembram-se da Lei de Gérson ou vai ser preciso desenhar?

Mais do ACidade ON