Diferente da Capital, a Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou, no início desta semana, que as datas reservadas para o Carnaval 2021 continuarão sendo consideradas ponto facultativo no município. Contudo, festas, blocos de ruas ou qualquer tipo aglomeração continuam proibidas.
É por esse motivo que a Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) emitiu um comunicado, na tarde desta quarta-feira (10), e pediu para que os já conhecidos protocolos de combate a covid-19 sejam rigorosamente cumpridos pela população também entre sábado (13) e a próxima terça-feira (16) – período que a abertura do comércio será autorizada aos lojistas que desejarem.
“A conscientização constante é de vital importância para salvar vidas e evitar a tomada de medidas mais duras, que certamente irão gerar mais falências e desemprego”, explicou, em nota.
O uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social são algumas das orientações de proteção citadas há quase 11 meses pelo Ministério da Saúde, OMS (Organização Mundial da Saúde) e, agora, pela Acirp.
LEIA MAIS
Veja se o Carnaval será feriado em Ribeirão Preto
Governo suspende feriado de carnaval em todo o Estado
Repartições públicas
Por tratar-se de ponto facultativo, o comércio de rua e os shoppings deverão funcionar opcionalmente dentro das regras permitidas pelo Plano São Paulo – máximo de 8h por dia, dentro da escala entre 6h e 20h -, porém, as repartições públicas municipais ficarão fechadas.
A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou, ainda, que as atividades serão retomadas na quinta-feira, dia 18 de fevereiro, e os bancos um pouco antes: na quarta (17), a partir do meio dia.