Aguarde...

cotidiano

Ocupação de leitos de UTI Covid fica abaixo de 80% em Ribeirão

O índice de ocupação de leitos é o principal fator que mantém Ribeirão Preto na fase vermelha da quarentena

| ACidadeON/Ribeirao

Ambulância chega ao Polo Covid-19 (Foto: Weber Sian / ACidade ON)
 
A taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), em Ribeirão Preto, destinados ao combate do novo coronavírus (covid-19), está abaixo dos 80%, nesta sexta-feira (31). O índice de ocupação de leitos é o principal fator pela manutenção da cidade na fase vermelha da quarentena, conforme o Plano São Paulo.  

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE RIBEIRÃO PRETO
 
De acordo com a plataforma leitoscovid.org, até às 17h desta sexta, a ocupação de leitos de UTI covid em Ribeirão Preto era de 77,43% - são 226 vagas com 175 pessoas internadas. O índice mais baixo desde o dia 10 de junho, quando 91 pessoas estavam internadas em tratamento intensivo, com taxa de ocupação de 75% - na ocasião, havia 121 leitos disponíveis.  

Já a ocupação de leitos de enfermaria, para casos menos graves de pacientes com a covid-19, mas que ainda demanda internação, é de 71,12%. São 197 pessoas internadas com os sintomas da covid-19 nas 277 vagas de internação disponíveis em Ribeirão Preto, tanto na rede pública, quanto na rede privada.

Vale lembrar, que Ribeirão Preto adotada desde a última semana a plataforma de medição desenvolvida por parceiros da iniciativa privada, no qual são os próprios hospitais que disponibilizam a quantidade de pessoas internadas. Já a secretaria estadual de Saúde utiliza outra ferramenta, o Censo Covid-19.  

O índice
 
Na última segunda-feira (27), o governo estadual alterou as regras do Plano SP, facilitando que regiões do estado avancem de fase na proposta de retomada das atividades econômicas. Na ocupação de leitos, critério crítico para a região de Ribeirão Preto, os números ficaram assim:  

- Vermelha (fase 1): acima de 80% de ocupação
- Laranja (fase 2): entre 80% e 75% de ocupação
- Amarela (fase 3): entre 80% e 75% ou 70% (a ser definido) de ocupação
- Verde (fase 4): abaixo de 75% ou 70% (a ser definido) de ocupação  

Leia mais:
Ribeirão Preto vai para a oitava semana na fase vermelha  

Prefeitura relaxa restrições da quarentena em Ribeirão Preto  

Plano SP é 'calibrado', mas Ribeirão segue no vermelho  

Ribeirão Preto tem 13,5 mil casos confirmados de covid

Mais do ACidade ON