A avenida Independência, em Ribeirão Preto, concentra o maior o número de multas aplicadas a motoristas que trafegam em corredores exclusivos para ônibus. Segundo a Transerp, empresa que gerência o trânsito da cidade, foram lavrados 536 autos de infração, de 16/05 a 30/09.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que circular em corredores reservados exclusivamente aos ônibus urbanos, pode acarretar em multa no valor de R$ 293,47. O motorista infrator ainda pode perder 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os trechos da avenida independência em que os corredores de ônibus já estão sendo fiscalizados são da rua João Penteado até a rua José Curvelo da Silveira Júnior, e da avenida Dr. Francisco Junqueira até a rua Lafaiete, informou a Transerp.
A avenida Independência integra o corredor de ônibus Norte-Sul, o maior em extensão, com cerca de 20 quilômetros, que vai desde o Ribeirão Shopping ao Ribeirão Verde. Além da Independência, também fazem parte as avenidas Paschoal Innecchi, Mogiana, Thomaz Alberto Whately, entre outras.
VEJA TAMBÉM
Veja quem são as vítimas fatais de acidente na Abrão Assed em Serrana
Confira a programação do festival internacional de jazz em Ribeirão Preto
Outros corredores
Ainda segundo dados da Transerp, foram aplicadas 171 multas na avenida Presidente Vargas, de 11/07 a 30/09. Oito na avenida Paschoal Innecchi, e uma infração apenas na avenida Meira Júnior, entre 08/08 e 30/09. A avenida Mogiana segue sem registros de infrações até 30/09.
A Transerp ressalta que o monitoramento e a aplicação de multas nos corredores de ônibus em Ribeirão Preto não são feitos com a ajuda de câmeras, como ocorre em outras cidades. A fiscalização é realizada pelos Agentes Civis de Trânsito e pelos policiais militares conveniados com o município.
Regras
O uso da faixa exclusiva é somente para os ônibus urbanos. No caso de veículos particulares, os motoristas só podem entrar nos corredores, caso queiram acessar algum estabelecimento comercial ou residencial no trecho da avenida. A conversão só será permitida à direita.
Outros veículos, no entanto, têm permissão para trafegar nos corredores, como viaturas do Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia, ambulâncias e similares, desde que estejam em serviço de urgência.Táxis em situação regular também estão liberados, desde que realizem o transporte de passageiros.