Internada há uma semana na UBDS (Unidade Básica de Saúde) Central de Ribeirão Preto, Conceição Dorsi, de 78 anos, não resistiu às complicações causadas pela covid-19 e morreu à espera de um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na quinta-feira (1º).
De acordo com informações apuradas pelo Grupo EP, a idosa procurou atendimento médico pela primeira vez na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Sumarezinho, localizada na zona Oeste, e logo depois foi transferida para o Polo Covid.
Lá, ela teria sido avaliada e dispensada pelos plantonistas.
Consta, ainda, que a família percebeu o agravamento do caso e direcionou Conceição novamente a um hospital. Desta vez, no Centro da cidade.
Foi nesta região que a idosa precisou ser monitorada por aproximadamente sete dias e chegou a ser intubada – tudo isso depois de ser incluída em uma fila de espera por transferência especializada, angariada em centros médicos apropriados para o tratamento do novo coronavirus.
A liberação da vaga, no entanto, não aconteceu à tempo. Conceição morreu ainda na UBDS Central.
Outro lado
Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a cidade vive um pré-colapso e que os pacientes têm recebido o atendimento necessário nas unidades de Saúde. A evolução da doença, porém, é muito rápida.