Uma criança de apenas 6 anos recebeu, em São José do Rio Preto, o coração de um doador, cuja capitação ocorreu em Ribeirão Preto.
Após confirmada a compatibilidade, o coração foi transportado pelo helicóptero Águia, da PM (Polícia Militar), a partir de um hospital de Ribeirão não informado pela Organização de Procura de Órgãos (OPO).
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO
O paciente Vitor Silva estava no Hospital da Criança e Maternidade (HCM), a aproximadamente 200 km de distância de Ribeirão, onde foi realizada a cirurgia.
Segundo as informações divulgadas pelo Governo de São Paulo, no fim do ano passado o paciente foi diagnosticado com miocardiopatia dilatada doença do músculo do coração que impede o bombeamento adequado de sangue para o corpo.
O processo de remoção até o transplante do novo coração durou aproximadamente 2h30. O período em que o órgão consegue manter as atividades fora do corpo humano – chamado de isquemia – é de aproximadamente 4 horas.
O HCM informou que o receptor reagiu bem à cirurgia e encontrava-se estável.
Participaram do transporte do órgão de Ribeirão a Rio Preto o capitão PM Cortez, piloto do Águia, o cabo PM Henrique, o sargento PM Bianchinni e a soldado PM Kelly.