Com o avanço do Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou, nesta segunda-feira (8), que a aplicação da vacina ainda não livra a população de Ribeirão Preto dos cuidados básicos de combate à doença.
Usar máscara em lugares públicos, álcool em gel e evitar aglomerações continuam sendo medidas imprescindíveis para todos, seja qual for o grupo, faixa etária ou fila de acesso às duas fórmulas imunizantes – a chinesa Coronavac ou a britânica Astrazeneca.
“Os cuidados com relação à transmissão são os mesmos. A recomendação é que todos continuem o máximo possível sem contato com outras pessoas e saiam de casa somente com extrema necessidade”, completou a pasta, por meio de nota, após ser questionado pela seção ON Explica.
Mesmo depois da aplicação da segunda dose e esperança em torno da resposta imunológica completa, a Saúde diz que a continuidade dos cuidados citados acima é fundamental para a contenção do vírus no mundo todo.
Portanto, profissionais da Saúde e idosos com 90 anos ou mais, que já começaram a ser vacinados no município, ainda não podem retomar aos velhos costumes e abandonar os hábitos reforçados repetidamente pelas autoridades competentes.
O uso de máscaras, segundo o Ministério da Saúde e a OMS (Organização Mundial de Saúde), ainda pode continuar salvando vídas quando o assunto é a infecção causada pelo novo coronavírus.