Você já teve que decorar um conteúdo de matérias escolares, não teve? Aliás, o seu professor ou professora disse, na lata: “Decore isto porque vai cair na prova e você precisa saber para passar de ano!”
Confesso que, do alto dos meus 40 anos de sala de aula, já cometi este impropério. Professor erra e também aprende com o tempo, lógico!
Agora, você sabia de onde vem a palavra DECORAR? Já falei aqui tantas vezes que não existem língua puras, ou seja, que não tenham tido influência de outras línguas. DECORAR, por exemplo, vem do latim, de onde provém boa parte do nosso vocabulário. E o que quer dizer esta palavra?
Ela vem do latim cor, cordis, que quer dizer CORAÇÃO. Vão vendo aonde quero chegar! E, dando tratos à bola, ou seja, me permitindo divagar um tiquinho, DECORAR tem a ver com o que passa pelo coração? Sim, o significado mais positivo de DECORAR, não o negativo, que sabemos ser aquela pessoa que memoriza como um papagaio. O sentido positivo é que conseguimos memorizar porque “passa pelo coração”, ou seja tomamos como tão importante, que nos impactou, que não esquecemos.
Curiosamente, o francês e o inglês também se valem desta origem, ou seja, de não nos esquecermos porque “passou pelo coração”, que foi muito forte, tão forte que nos impregnou.
Os franceses dizem “savoir par coeur”, isto é, saber pelo coração. Os ingleses dizem “to learn by heart”, aprender pelo coração.
E tenho certeza de que você, se fizer uma lista de coisas memoráveis, terá muita lembrança de coisas que “passaram pelo coração”, que marcaram indelevelmente. Bora?
______________________________________________________________
Puntel, caneta na mão, só listando as coisas inesquecíveis!