A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta, nesta segunda-feira (23), para elevação das temperaturas em Ribeirão Preto. O órgão afirma que as temperaturas devem continuar subindo gradativamente até quinta-feira (23), com máximas entre 36°C e 38°C.
LEIA MAIS – Ribeirão Preto terá semana com clima de deserto; Veja a previsão
Além de Ribeirão Preto e região, todo estado deve ser atingido pela onda de calor e, como não há previsão para chuvas, a umidade relativa do ar permanecerá baixa e o risco de incêndios aumentará ainda mais.
Nos últimos dias, focos de incêndio em coberturas vegetais têm aumentado pelo território paulista, principalmente nas regiões metropolitana de São Paulo, centro-oeste e noroeste do Estado. Em alguns casos, devido a intensidade e rápida propagação do fogo, foi necessário combate por meio de aeronaves de asa-rotativa ou de asa-fixa.
Nesta segunda, estão em andamento 5 ocorrências de grandes proporções nos municípios de Franco da Rocha, Mogi-Guaçu, Luiz Antônio, Cabreúva e Morro Agudo, as quais tem sido combatidas por aeronaves, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
Estudos apontam que a maior parte dos incêndios florestais é causada por ação humano, de maneira acidental ou intencional, como queimadas para limpeza de terrenos, destruição de lixo, cigarros descartados acesos às margens de rodovias e soltura de balões.