A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, na tarde desta segunda-feira (16), um alerta de queda brusca da temperatura em todo o Estado de São Paulo. O alerta entra em vigor na terça-feira (17) e a prevê o avanço de uma massa de ar frio de origem polar.
A previsão do tempo mostra que as temperaturas mínimas podem chegar 1ºC em algumas regiões do estado. Inclusive, há uma grande possibilidade de geadas. Na região de Ribeirão Preto, a mínima prevista é de 3ºC. Os dados são do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE)>
Outras regiões
Ainda segundo a Defesa Civil, na capital, as temperaturas mínimas podem chegar a 6ºC, menor registro para o mês de maio, desde 1990. Já no Litoral Sul, a previsão será de frio intenso com temperatura mínima de 10ºC, além de ventos de até 75 KM/h, o que aumenta a sensação de frio.
Recomendações
Com a aproximação da frente fria, o órgão estadual está em contato com defesas civis municipais para reforçarem o alerta à população. Pede-se atenção especial às pessoas vulneráveis, principalmente em situação de rua, que podem morrer por hipotermia.
Crianças e idosos, por serem mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio, também devem estar bem agasalhados. Outras orientações podem ser obtidas pelo aplicativo Alerta SP, disponível para download nos sistemas Android e IOS.
MAIS: Onda de frio: Veterinário dá dicas de cuidados com os pets