A secretaria da Educação de Ribeirão Preto e o sindicato dos Servidores Municipais discutem na tarde desta sexta-feira (13), a proposta do município sobre a antecipação da volta às aulas presenciais na rede municipal.
LEIA MAIS – Professor pede doações de aparelhos eletrônicos para alunos
A audiência acontece no âmbito da Justiça do Trabalho, a partir das 14h e a reunião será realizada por videoconferência. Em maio, a prefeitura, o sindicato dos Servidores Municipais e a Justiça do Trabalho firmaram um acordo delimitando regras para retomada das atividades presenciais nas escolas.
O acordo libera a abertura das escolas municipais apenas quando todos os trabalhadores da educação tomarem duas doses da vacina contra covid-19, além de exigir que toda estrutura escolar seja vistoriada por três médicos infectologistas e a distribuição de equipamentos de proteção.
Antecipação
A secretaria da Educação informou que vai propor a antecipação do retorno presencial no ensino fundamental e conta com a apresentação de um relatório realizado por três médicos infectologistas sobre a estrutura das escolas. No último balanço divulgado pela prefeitura, 70 das 132 unidades de ensino do município haviam sido vistoriadas.
Por outro lado, o sindicato dos Servidores salienta que o acordo firmado entre as partes determina que as escolas sejam abertas apenas quando professores e outros funcionários das escolas completarem a vacinação contra covid-19.
Como parte dos profissionais foram imunizados com a vacina da Pfizer entre os dias 22 e 23 de junho, o retorno para segunda dose deve ocorrer apenas no final de setembro.
Nesta quinta-feira (12), o ministério da Saúde informou que deve permitir a antecipação da segunda dose, contudo, não estipulou uma data para que isso aconteça.
Outras redes
Já nas redes estadual e privada de ensino, as aulas presenciais com até 100% dos alunos nas escolas foram retomadas no dia 2 de agosto.
Cada unidade de ensino é responsável por determinar a quantidade de estudantes nas salas de aula, desde que seja obedecido o distanciamento de 1 metro entre cada pessoa.