- Publicidade -
CotidianoDeputados pressionam ministério para envio de kit intubação

Deputados pressionam ministério para envio de kit intubação

Segundo secretaria da Saúde, Ribeirão Preto vive situação crítica por falta de medicamentos para sedação de pacientes

- Publicidade -

Sedativos são necessários na intubação dos pacientes com covid-19 (Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom/SC)

 
Os deputados estaduais e federais com base política em Ribeirão Preto cobram o ministério da Saúde para o envio de sedativos que fazem parte do chamado kit intubação.  

- Publicidade -

O município vive situação crítica, segundo a secretaria da Saúde, já que o estoque desses medicamentos, que são utilizados nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensa) para pacientes com covid-19 está perto do fim. 

LEIA MAIS – Kit intubação: Ribeirão recebe suprimento para apenas um dia
 
Um ofício foi enviado em conjunto pelo deputado estadual Rafael Silva (PSB) e pelo deputado federal Ricardo Silva (PSB) pedindo medidas imediatas para o envio dos medicamentos para Ribeirão Preto. “Em apenas alguns dias, o estoque deve chegar ao fim”, escreveram no documento, que também foi enviado para os governos estadual e municipal. 
 
Já a assessoria do deputado federal Baleia Rossi (MDB) informou que o parlamentar vai formalizar um pedido para o ministério da Saúde atender São Paulo. “Não chegaremos em 2022, sem superar 2021 e a pandemia”, disse. O deputado estadual Léo Oliveira (MDB) cobrou a solução da questão junto ao governo estadual.  

Cobrança
 
Nesta quinta-feira (15), o governador João Doria (PSDB), publicou um apelo aos deputados federais e senadores de São Paulo, para que verificassem os motivos de ofícios encaminhados pelo governo paulista ao ministério da Saúde pedindo o envio de sedativos não terem tido respostas.  

O governador afirmou que o estado está tomando providências para adquirir medicamentos no mercado internacional.  

Outro lado
 
No início da noite desta quinta-feira, o ministério da Saúde informou que 2,3 milhões de unidades dos medicamentos utilizados no kit intubação serão distribuídos a partir desta sexta (16) para todo o País.  

Os insumos foram adquiridos na China e doados ao Governo Federal por um grupo de empresas formado pela Petrobras, Vale, Engie, Itaú Unibanco, Klabin e Raízen.

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -