Atualizada às 8h42
A família de uma idosa com 87 anos está em busca de uma vaga de UTI Covid desde a última sexta-feira (28), em Ribeirão Preto.
A diarista Lourdes Gomes Santana Lemes, 59, disse que a mãe dela, Maria Gomes Santana, está intubada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Norte, quando já deu entrada com quadro de falta de ar.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO
“A gente está desesperado, porque a UPA não tem condições. O que os médicos lá puderam fazer, já foi feito. Mas, o caso está se agravando”, afirmou.
Lourdes disse que a mãe é diabética, tem pressão alta e já sofreu infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Outro lado
A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto disse, por meio de nota de imprensa ao ACidade ON, que a ordem de transferência é decidida pela equipe médica e depende da disponibilidade de leitos nos hospitais.
“Não podemos interferir sem prejudicar as pessoas desta fila. Todos estão aguardando a vaga recebendo o tratamento adequado”, disse a nota.
Segundo a secretaria, são 204 com Covid-19 pacientes à espera de regulação no município, dos quais 33 para UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Os dados foram atualizados na tarde desta terça-feira (1º).