A construtora responsável pela obra do túnel, entre as avenidas Independência e Presidente Vargas, finalizou a concretagem do segundo módulo (chamado de T5) do túnel. Ao todo, serão implantados nove módulos fechados e 11 módulos abertos em toda a extensão da obra – veja galeria abaixo.
Com a conclusão, o túnel está com dois módulos fechados prontos (T5 E T4). Nos próximos dias, as obras do módulo T3 serão encerradas (a concretagem das paredes já terminou e estão preparando as ferragens da laje), totalizando três módulos do túnel concluídos, informou a Prefeitura.
Obras do túnel
Com investimento de cerca de R$ 30 milhões, o túnel terá 381 metros de extensão, sendo 178 metros fechados e 203 metros de rampas de acesso, com 7,5 metros de largura e 5 metros de altura, além de 20 módulos (nove totalmente fechados e 11 de acesso).
Dentro do túnel haverá iluminação, duas claraboias de ventilação, sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva, caixa de detenção de 300 metros cúbicos e passarela de segurança com 1,2 metro de largura.
O acesso ao dispositivo será pela avenida Independência com a rua Bernardino de Campos, passando por baixo da Praça Salvador Spadoni e terminando na avenida Presidente Vargas, entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme, criando um fluxo livre com semáforos apenas na parte externa do túnel.
A Prefeitura estimativa que a obra beneficie entre sete e nove mil usuários do transporte coletivo e cerca de 5,4 mil veículos que transitam no local. A conclusão da obra deve ocorrer no segundo semestre de 2023.