Uma nova frente fria que se desloca do Sul ao Sudeste do país a partir desta terça-feira (13), aumenta as áreas de instabilidade e pode provocar chuvas isoladas no interior de São Paulo. A previsão de chuva ocorre em um momento de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, em diversas cidades da área central do Brasil.
Nesta segunda (12) os termômetros bateram na casa dos 37ºc em Ribeirão Preto, a maior temperatura do ano, em pleno Inverno brasileiro que se encerra em 22 de setembro. A umidade relativa do ar na cidade chegou a 13%, padrão de deserto. Um alerta laranja do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) foi enviado à Defesa Civil do município.
VEJA TAMBÉM
Zona Sul de Ribeirão Preto vai ganhar novo supermercado; Há vagas de emprego
PATs de Ribeirão Preto e região têm 285 vagas de emprego abertas
Onda de calor
Segundo o Inmet as altas temperaturas registradas em várias partes do país são provocadas a partir da formação de uma massa de ar seco associada à falta de chuva, cenário comum nesta época do ano na área central do país.
Especialista explicam que conforme os dias sem chuva se prolongam, a massa de ar seco se intensifica. A chegada da primavera, na segunda quinzena de setembro, também contribui para as temperaturas elevadas.
Mudança no tempo?
De acordo com o Canal Climatempo, a chegada de uma nova frente fria deve diminuir gradativamente a temperatura nos próximos dias em Ribeirão Preto. A maior queda é esperada para a sexta-feira (16), quando os termômetros podem variar de 16ºc a 26ºc.
A meteorologia ainda aponta que o tempo começa a mudar na manhã desta quarta (14), com o aumento das nuvens. Pancadas de chuva já são esperadas no período da tarde, mas o montante é de 5 milímetros de chuva, tratando-se daquela forma mais isolada que pode cair em um bairro ou outro.
Na quinta e sexta, dias 15 e 16, no entanto, a chuva deve se intensificar na cidade com registros de 10 mm, em cada dia. Com isso os índices de umidade relativa do ar melhoram, mas por pouco tempo. A partir de domingo (18), o tempo volta a ficar mais estável e a temperatura sobe na região.